Home » Detran » Como recorrer multa de trânsito

Como recorrer multa de trânsito

Veja passo a passo para você recorrer multa rápido e fácil.


como recorrer multa de transito

ATUALIZAÇÃO: Acesse aqui para recorrer sua multa online 
Como recorrer multa de trânsito? Assim que você recebe uma infração, seja por uma notificação deixada no seu carro pelo guarda de trânsito ou por uma correspondência recebida em casa, imediatamente se inicia o prazo para que você faça sua defesa para anular sua infração.

Veja abaixo os passos que você deve seguir para recorrer multa de trânsito:

1 – Então seu veículo é pego no flagra (por radar fotográfico ou guarda de trânsito) e recebe o que chamamos de autuação. Veja que autuado não significa multado, nesta etapa você ainda possui direito de se defender.

2 – Logo que você é autuado, inicia-se um prazo de 60 dias para que você faça sua defesa. Também é possível recorrer multa já vencida, porém recomendamos que o processo seja feito o mais cedo possível para evitar que autuação se converta em multa.

3 – Acessando o site do Detran do seu estado (ou indo pessoalmente ao Detran mais próximo) procure pelo formulário de preenchimento de recurso de multa. Neste formulário deverá ser escrito sua defesa. É importante ter em mãos os seguintes documentos: RG, Carteira de Motorista, Documento do Veículo e a Notificação da Infração.

4 –Esta é a etapa em que a maioria das pessoas falha ao elaborar sua defesa fora dos padrões de formatação técnico, sem embasamento jurídico e sem argumentos fundamentados no código de trânsito, muitas vezes até apresentando justificativas incoerentes. Defesas fora das normas dificilmente ganham recurso.
como recorrer multaMuitos motoristas que não sabem como redigir seu requerimento buscam o auxílio de advogados e despachantes para a elaboração do seu recurso de multa. Como na maioria dos casos a contratação destes profissionais pode custar quase o mesmo que o valor da multa (a partir de R$150,00) é possível encontrar modelos de recursos prontos por muito menos e que você pode utilizar no seu formulário. É bom estar atento para que se utilize modelos de recursos já deferidos (que ganharam processos anteriores, e não os grátis que você encontra na internet) o que aumenta drasticamente a chance de você ter sua multa cancelada também.

5 – Com o preenchimento efetuado, o recurso será enviado para a Junta de Recursos de Infrações – JARI, com prazo de resposta em até 30 dias. Com a aprovação da defesa, sua multa será retirada e não será mais necessário desembolsar o valor da multa, além de não perder de pontos na CNH. Caso o resultado seja negativo o usuário poderá tentar novamente com os ajustes dados pelo Detran para o não deferimento.

Pensando na dificuldade que a maioria dos usuários encontra ao elaborar o recurso, e no elevado custo com advogados, algumas empresas hoje oferecem o recurso online, e modelos já deferidos, sendo as três maiores sites:  MinhaMulta DETRAN, RecursoAqui, e XMultas. Nós do portal Trânsito Brasil testamos os três e fizemos um comparativo para você das melhores empresas para cancelamento de multas. Confira abaixo:

Em terceiro lugar: XMultas – possui uma interface simples de usar e intuitiva, após incluir seus dados é cobrado a taxa de R$29,90, porém no recurso entregue ao final encontramos cláusulas desatualizadas, que claramente provocariam a perda do recurso; tentamos contato porém o site é automático e não há atendimento ao cliente.

Em segundo lugar: RecursoAqui – é o mais antigo dos três, oferece o atendimento por telefone/whatsapp, porém a desvantagem é a mesma de todos os sites de advogados que vemos na internet: o usuário precisa imprimir o formulário que é enviado em 24h pela empresa, assiná-lo e enviar novamente escaneado por e-mail assinado. Apesar do bom atendimento o método é demorado e o processo cansativo.

Já em primeiro lugar: MinhaMulta DETRAN – www.minhamulta.com.br Além de já ser o site mais conhecido de recursos,  este foi o melhor dos que testamos por contar com o maior registro de multas canceladas, 800 recursos já disponíveis online para todos os tipos de multas e um atendimento ao cliente ágil (confira o site aqui)

Em todos os casos o usuário primeiro paga pelo serviço e logo depois do pagamento tem acesso ao recurso, que é enviado por e-mail.

Recorra sua multa hoje e boa sorte.

Portal Trânsito Brasil, de São Paulo.

Como recorrer multa de trânsito
4.8 (95.71%) 14 votes
Autor Portal LeveiMulta