Home » Detran » Pontuação CNH

Pontuação CNH

Tudo que você precisa saber sobre pontuação CNH



ATENÇÃO: Acesse aqui  para o passo a passo de como retirar os pontos da carteira  
Sempre que falamos de pontuação CNH são muitas as questões.
Na maioria das vezes as multas que levamos são por deslizes bobos em algum momento inoportuno, entretanto precisamos sempre ter em mente que os códigos de trânsito merecem atenção a todo momento.

 

O limite máximo de pontuação no CNH

Cada condutor tem o limite de 19 pontos (sendo que 20 já é considerado suspenso) número que considera todos os tipos de infração cometidos. Entretanto há certas infrações (gravíssimas) que podem causar a suspensão do CNH independente da pontuação de cnh que você possuir, tais como: participar de corridas, dirigir alcoolizado ou não parar para ajudar uma vitima – em casos de envolvimento em acidentes, apenas para citar alguns casos.

Quanto tempo a pontuação de uma multa fica ativa?

Assim que você leva os pontos por uma infração, esses pontos possuem prazo de 1 ano de validade. O fundamental aqui é não deixar que se some 20 pontos no mesmo período.

Excedi o máximo de pontos, o que fazer?

Assim que você alcança o limite máximo de pontuação na CNH, você irá receber uma correspondência avisando o ocorrido (ou quando você acessar o site do Detran para ver seu extrato de pontos). A partir desse momento você terá 30 dias para recorrer e ter suas multas anuladas.

Caso você decida não recorrer então você terá sua CNH suspensa, e perderá o direito de dirigir por um prazo de 1 mês a 1 ano, tempo estabelecido pelo Detran de acordo com as multas cometidas.

Como recuperar a carteira em caso de suspensão

Você deverá comparecer ao curso de reciclagem (oferecido pela maioria das auto-escolas), curso em que as matérias se assemelham às de um curso normal para tirar a primeira habilitação. Após o término do curso você poderá recuperar sua CNH.

Pontuação CNH SP

Carteira provisória e infrações cometidas

Quando você tira sua primeira carteira de habilitação você irá receber a CNH Provisória, documento com validade de 1 ano, nesse período o condutor não poderá ter multas graves e gravíssimas, caso isso ocorra será necessário refazer o curso de habilitação.

Uma terceira pessoa dirigiu meu veiculo e a infração veio para meu nome: Como proceder

Nesse caso será possível passar pontuação do CNH para o outro nome, preenchendo o formulário da infração com todos os dados do dono do automóvel e todos dados de quem cometeu de fato a infração, após feito isso entregue o documento ao Detran da sua região.

Caso você possuir infrações cometidas – mesmo vencidas – é possível converter sua multa em advertência, procedimento que retira os pontos confira aqui.

 

Pontuação CNH
4.7 (93.85%) 13 votes
Autor Portal LeveiMulta