Home » Infrações » Permissão para Dirigir 2019

Permissão para Dirigir 2019

Após aprovação na autoescola se recebe a PPD, a carteira provisória


permissao-para-dirigir

Quando você aplica para sua primeira carteira de motorista é necessário passar por avaliação do oftamologista (teste de visão), exame psicotécnico (coordenação motora e aptidão visual), prova teórica de leis de trânsito e prova prática. Após ser aprovado em todos eles, o documento que se recebe é o PPD – Permissão para Dirigir Veículos Automotores. Veja que este ainda não é o documento definitivo, ele possui a validade de apenas 1 ano e somente depois deste tempo estará disponível a CNH. Dentro desde período não se pode cometer nenhuma multa grave ou gravíssima, ou receber mais de 2 multas médias, pois caso isso ocorra o condutor deverá refazer todo o processo na autoescola novamente.

O objetivo principal é estimular o motorista a não cometer infrações com estas gravidades dentro deste período, por outro lado a carteira provisória permite ao motorista cometa infrações leves, dentro da cidade e em estradas.

Simulador de direção nas Autoescolas

É importante lembrar que o condutor pode utilizar seu documento vencido por um prazo de até trinta dias, podendo este ser trocaco pela carteira de motorista definitiva depois do primeiro dia depois de vencido, desde que não exista no sistema nenhum obstrução por conta de multas.

Lembre-se de ficar atento à data de expiração do documento provisório, uma vez que caso o condutor seja pego por um agente de trânsito com a sua carta vencida há mais de 1 mês, a multa recebida será gravissima.

Motoristas com carteira provisória também possuem o direito de abrir recurso para retirar multas indevidas.

Carteira provisória para motos – ACC

Juntamente com o PPD, que abrange automóveis em geral, existe o ACC – Autorização para Condução de Ciclomotor. que basicamente é o documento direcionado à condutores de motocicletas que possuam até cinquenta cilindradas.

Este documento segue os artigos definidos nas leis de trânsito para as carteiras de motorista provisórias na categoria A – B e AB.

O primeiro ano utilizando a Permissão para Dirigir

A idéia por trás da carterira provisória é que o novo condutor consiga colocar em prática tudo que foi aprendido na autoescola, e prove neste período de 1 ano que é capaz de dirigir de forma atenta e cautelosa. O Denatran estimula que o motorista realmente faça uso do documento neste primeiro ano e não fique sem dirigir, pois somente desta forma irá conseguir a experiência necessária para encarar o trânsito das cidades e estradas.

por portal Trânsito Brasil

 
Portal LeveiMulta